Alguns de vocês podem se perguntar porque a análise é tão importante no comércio de criptomoedas. A análise da criptomoeda é necessária para prever o comportamento de um preço da moeda no mercado. É a análise qualitativa que aumenta a probabilidade de prever o resultado correto da transação. Se você estava adivinhando que o Bitcoin iria subir ou descer, digamos nos próximos dois dias, jogando uma moeda, você adivinharia o resultado certo apenas em 50% dos casos. É impossível fazer uma fortuna dessa maneira. A análise é necessária para melhorar a qualidade de nossos palpites.
O que queremos adivinhar?
Ponto de entrada ( Entry point )
Ter lucro ( Take profit )
Parar as perdas ( Stop loss ) (um limitador de perdas que permite minimizar suas perdas e fechar a posição se algo der errado)
Agora vamos discutir isso em mais detalhes.
O que é um ponto de entrada? É um preço de criptomoeda no qual abrimos uma posição. É nesse ponto que há hipóteses de o preço se mover na direção da previsão.
Ter lucro é o preço pelo qual fechamos a posição com lucro. Se tudo correr conforme o planejado, estamos prontos para dizer Chega agora.
Parar as perdas são o nível de corte de perdas é o preço pelo qual liquidaremos a posição com prejuízo, no caso de uma mudança desfavorável no preço. Por exemplo, esperamos que um preço suba de 100 para 200, mas ele suba para 105 e depois desça. Para evitar tais situações, estabelecemos um preço no qual queremos liquidar a posição se nossa previsão estiver errada.
Para adivinhar corretamente com mais frequência, aplicamos três tipos de análise:
Fundamental
Técnica
Computador
No entanto, os tipos de análise são um elo de uma cadeia. É necessário entender os princípios básicos do funcionamento do mercado. Afinal, se você não tem ideia do mecanismo interno de um carro, não aprenderá a dirigir corretamente.
Portanto, para entender o mercado de criptomoedas, você precisa saber:
Princípios de monitoramento do mercado de criptomoedas
surgimento do mercado de criptomoedas, razões para seu sucesso
Previsão e perspectivas de desenvolvimento
Serviços e sites para comerciantes
Trocas para negociação
Algoritmo de negociação completo
Trataremos de todos esses problemas neste livro.
Psicologia do jogo
Estou pronto para jogar uma bola curva novamente (aqui imagine uma risada ampla como nos filmes de terror :)
Então, se você pensa que, tendo estudado o mercado, os princípios da análise fundamental e técnica, você se tornará um profissional de sucesso, vou decepcioná-lo isso não é suficiente.
Você esqueceu um aspecto muito importante. Para ter sucesso na negociação, você também precisa entender a psicologia do jogo no mercado de criptomoedas. Além disso, é necessário distinguir entre a psicologia do jogo da multidão e a psicologia do jogo dos participantes do mercado com grande capital.
Ao trabalhar em mercados especulativos em massa, um trader individual enfrenta os seguintes riscos:
As decisões da multidão são tomadas no nível de seu membro mais estúpido. Portanto, as decisões tomadas pela multidão não são inteligentes
Os boatos costumam controlar a multidão, e os rumores tendem a não ser justificados
Uma pessoa tende a ser influenciada pela multidão e a tomar decisões coletivas e não individuais.
Portanto, para evitar esses riscos, você precisa aprender a diferenciar suas transações individuais das transações que você faz seguindo o exemplo da multidão. Você precisa tentar se tornar um tipo de psicólogo e sentir o momento em que suas emoções podem prejudicar o comércio.
De que emoções estou falando?
A primeira emoção é a ganância.
A ganância geralmente segue uma sensação de euforia. É uma consequência de uma certa experiência. Digamos que você tenha um interesse muito bom em seu depósito pela primeira vez, então se apaixona por uma paixão. Posteriormente, você faz outra aposta e tem sorte novamente. Depois disso, aceite minha palavra, você não ouvirá mais ninguém. Você tratará qualquer ideia sólida em seu ambiente sobre a necessidade de interromper um delírio absoluto. E, porquê? Porque você começou a se sentir ganancioso!
E como a ganância se manifesta no mercado de criptomoedas? Muitos traders esperam comprar moeda pelo preço mais baixo e vender pelo preço mais alto, ou seja, eles não procuram um ponto para bloquear seus lucros, mas mantêm uma moeda, esperando que seu preço cresça sem parar.
Dica: se você tiver a oportunidade de fechar um negócio e obter um benefício agora, é melhor fazê-lo, em vez de esperar pela sorte e continuar esperando.
A segunda emoção é esperança e expectativa.
Depois de cair em uma armadilha da ganância, você começa a sentir esperança e expectativa.
Em particular, as pessoas que chegaram ao mercado com confiança de que aqui ganharão milhões de dólares esperam que as coisas funcionem a longo prazo com pouco esforço. Infelizmente, não é tão simples quanto parece à primeira vista. Para ganhar dinheiro aqui, você terá que trabalhar sua cauda.
Quando a esperança e a expectativa aparece no mercado de criptomoedas? Quando você espera sem qualquer motivo e aguarda uma reversão de preço?
Dica: você precisa entender porque o preço deve reverter (usando todos os tipos de análise), em vez de esperar e esperar.
A terceira emoção é o medo.
Geralmente, essa emoção surge da ignorância ou mal-entendido do que deveria ser esperado. Por exemplo, você tem medo do escuro, mas se a verdade for dita, você tem medo de não saber o que poderia esconder no escuro. Portanto, o medo surge quando você não tem respostas para certas perguntas.
Quando o medo aparece no mercado de criptomoedas? Aparece quando o preço da moeda começa a cair. E quanto mais baixo o preço cai, maior o medo que você sente.
O que os comerciantes fazem quando são apreendidos com medo? Alguns continuam fazendo novas compras, usando a estratégia de média móvel, enquanto outros fecham as posições após o primeiro declínio. No entanto, existe uma terceira categoria de pessoas: elas não fazem nada, exceto parecerem fascinadas no gráfico.
Dica: não há nada pior do que olhar para o preço em queda. Se você começar a sentir medo em um determinado momento da negociação e fizer movimentos não planejados, determine a causa do medo e interrompa-o.
Para abrir e fechar todas as posições dentro do cronograma, certifique-se de manter o diário de um profissional. Se você pensa que é fácil lembrar de todas as transações e não precisa do diário de um profissional, escolha uma abordagem longe do profissional em relação à negociação, o que leva a erros repetidos.
Portanto, ao negociar, você precisa desligar suas emoções, pois, elas terão um impacto no seu gráfico (análise técnica) de uma maneira ou de outra. Pense não apenas como analista, mas também como psicólogo. Identifique emoções nas fases iniciais e interrompa-as a tempo.
Portanto, ao negociar, você precisa desligar suas emoções, pois, elas terão um impacto no seu gráfico (análise técnica) de uma maneira ou de outra. Pense não apenas como analista, mas também como psicólogo. Identifique emoções nas fases iniciais e interrompa-as a tempo.
Para entender a psicologia do mercado, você também precisará estudar algumas de suas leis, uma certa lista de regras reveladas no mercado.
A lei do acaso. Você nunca sabe o que pode acontecer no próximo momento; portanto, esteja sempre pronto para tudo com grandes retornos e perdas. Portanto, leve em consideração possíveis acidentes ao fazer seus cálculos de mercado.
Lei de Sod. Você pode fazer cálculos e previsões perfeitas e receber aparentemente confirmação de 100%, mas alguém muda as regras do jogo quando você faz um acordo. Nunca se esqueça de tal probabilidade. Esteja pronto para alterar as regras do jogo.
Lei do otimismo. As pessoas tendem a exagerar as hipóteses de ganhar. Esse exagero pode pressioná-lo a fazer acordos com os preços mais impensáveis e com os primeiros oferecidos. Às vezes, seu pior inimigo é você mesmo!
A lei de causa e efeito. Se você observar algum movimento, tente encontrar o motivo que o causou. Recomendo não fazer negócios sem entender o que faz o preço se mover em uma direção ou outra. Não há movimento sem uma razão.
Baleias no mundo da criptografia
Você provavelmente já ouviu falar que o mercado de criptomoedas é habitado por hamsters, baleias e muitas outras espécies de animais. Isso pode parecer ridículo, mas é verdade. Imagine que o mercado de criptomoedas é o oceano. Consequentemente, os comerciantes habituais são pequenos peixes, os grupos de bombeamento são tubarões e os maiores proprietários de ativos são baleias. Acredita-se que as baleias controlem o mercado de criptomoedas e possam entrar em colapso a qualquer momento. Mas é assim e os investidores comuns (como nós) podem se beneficiar das ações das baleias? Vamos ver!
Quem são as baleias no mercado de criptomoedas?
Baleias são grandes jogadores que possuem grandes quantidades de criptomoedas e podem gerenciar o mercado comprando e vendendo ativos.
Essas baleias abrigam até no mercado de ações comum, mas têm muito mais oportunidades no mercado de criptomoedas:
A capitalização de mercado de criptomoeda (cerca de US $300 bilhões) é muito menor, por isso é muito mais fácil acumular um grande número de moedas em suas mãos do que tentar se tornar uma baleia em um mercado convencional (com uma capitalização de US $65 trilhões).
As baleias podem gerenciar grandes somas sem sentir pressão de bancos e reguladores financeiros, pois, não há regulamentação em larga escala, apesar das realidades do controle estatal mais rigoroso sobre a criptomoeda.
mercado de criptomoedas ainda é muito jovem e opera de acordo com as leis não típicas do mercado tradicional. O preço de uma criptomoeda é determinado pela demanda e grandes detentores de ativos podem manipulá-lo.
A principal característica das baleias é que elas possuem grandes quantidades de criptomoeda e seu principal objetivo é gerenciar o preço dessa criptomoeda para benefício próprio. Para esse fim, uma moeda deve ser muito popular e demandada.
Todos os dias, milhares de pequenos peixes (investidores comuns) despejam seu dinheiro no oceano comum, enquanto as baleias estão colhendo seus benefícios. É por isso que o mercado de Bitcoin é de particular interesse para essas baleias.
Vamos agora resolver que tipos de baleias vivem no mercado de criptomoedas:
Os primeiros adotantes do Bitcoin, que foram os primeiros a minerar ou comprar grandes quantidades de moedas e agora têm milhares, ou mesmo dezenas de milhares de Bitcoin em suas contas.
Investidores ricos, que conseguiram comprar grandes quantidades de Bitcoin nos primeiros dias de sua popularidade.
Grandes investimentos e fundos de hedge
Grandes empresas que podem comprar ou extrair um grande número de moedas para seu próprio benefício (por exemplo, trocas de criptomoedas ou produtores de equipamentos de mineração).
De acordo com os dados mais recentes, no momento da redação deste artigo, cerca de 80% de todo o Bitcoin minerado pertencia a 110 pessoas. São as baleias que têm alavancas reais de influência no preço de mercado do Bitcoin.
Aqui está uma pequena lista das baleias Bitcoin mais famosas:
Roger Ver (150.000 BTC)
Binance Exchange (160,000 BTC)
Bitfinex exchange (190,000 BTC)
Bitmain company (350,000 BTC)
Winklevoss twins (450,000 BTC)
criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto (ele é dono de um milhão de moedas).
Se você acha que apenas o Bitcoin está concentrado nas mãos de um círculo estreito de baleias, você está enganado. O mesmo vale para outros tipos de criptomoeda. Por exemplo, 40% de todas as moedas do Ethereum estão localizadas nas 100 principais carteiras de criptografia dessa moeda. Com as criptomoedas Qtum, Gnosis e Storj, esse número chega a 90%.
As baleias Bitcoin são as mais influentes no mercado, porque o bitcoin tem a maior capitalização e valor de mercado de qualquer moeda.
Apesar de todos esses fatos, ouço quase diariamente as exclamações dos céticos de que não existem baleias, e um pequeno grupo de pessoas não consegue administrar o preço da criptomoeda. Mas os fatos permanecem fatos e falam por si. Pessoas com uma quantidade colossal de criptomoedas em suas carteiras podem gerenciar todo o mercado.
Então, quais estratégias as baleias usam no mercado de criptomoedas?
Vou destacar várias estratégias que as baleias usam no mercado de criptomoedas.
Enxague e repita. O principal truque dessa estratégia é reduzir o preço de uma determinada criptomoeda, tanto quanto possível, para poder comprá-la pelo preço mais baixo um pouco mais tarde. Implementar essa estratégia é como pegar doces de um bebê: a baleia vende seus ativos em grande escala a um preço abaixo do mercado, e o pequeno peixe-comum, assustado com o colapso das criptomoedas, também começa a vender seus ativos. Como resultado, o preço da criptomoeda cai ainda mais baixo e a baleia compra moedas a esse preço caído. A compra em larga escala faz o preço subir novamente e a baleia repete seu ciclo.
Aqui está um exemplo. Uma baleia tem 10 000 BTC. O preço atual é de US $6.000, e a baleia estabelece pedidos para vender Bitcoin por US $5.800. Suponha que ele jogue fora 6 000 BTC no mercado. Tendo notado isso, os comerciantes comuns decidem que o Bitcoin segue a tendência de baixa ou entra em colapso. Assim, eles começam a se livrar de seus ativos. Se ele se tornar maciço (é o que as baleias estão tentando alcançar), o preço do Bitcoin pode cair para US $5.000 ou até mais baixo. Nesse caso, a baleia devolverá seus 6 000 BTC, que ele havia vendido anteriormente, e compraria mais moedas a um preço reduzido.
E agora vamos contar. A baleia vendeu seus 6 000 BTC por US $34 milhões. Se o preço cair para US $5.000, ele poderá comprar 7 000 BTC por esse dinheiro. Ou seja, seu lucro sujo totalizará US $5 milhões. Essa é apenas uma rodada de lavagem, e a baleia está interessada em enxaguar o máximo de moedas possível dos comerciantes comuns.